Realize sua obra com segurança,
qualidade e economia.
Ligue para a MGW Construção e Reforma!
Nós da MGW Engenharia queremos ajuda-lo nesta tarefa necessária, porém bastante conflituosa que envolve conhecimento técnico, logística e gestão.
Temos ampla experiência em Instalação e manutenção das redes Hidráulicas, com obras realizadas em lojas, shoppings, supermercados, cinemas, igrejas, escolas, colégios, hotéis, universidades, empresas, condomínios, residências e apartamentos.
As instalações hidráulicas abrangem não apenas as redes de abastecimento mas também as tubulações de gás, coleta de esgoto e águas pluviais. No passado, era comum o uso de materiais como o cobre, aço galvanizado, ferro fundido e o PVC (policloreto de vinila). Entretanto, a busca por soluções mais rentáveis fez com que os investimentos nesse setor resultassem, nas últimas décadas, no aparecimento de novos materiais plásticos como o PEX (polietileno reticulado), o PPR (polipropileno random) e o CPVC (policloreto de vinila clorado).
É imprescindível que se preste atenção às medidas das peças. As soldáveis são fornecidas em milímetros e as rosqueáveis, em polegadas. Peças soldáveis e rosqueáveis não trazem a conversão de unidades.
Consiste na instalação de prumadas, colunas, tubulações, conexões e acessórios hidráulicos que levam a água da rede pública ou sistema de caixa de água até os pontos de consumo de cada apartamento, moradia ou edificação.
As instalações de água fria podem ser de Cobre ou PVC marrom, rosqueável ou colado.
Existem 3 tipos de sistemas para a rede de água fria:
• Sistema Direto
• Sistema Indireto
• Sistema Misto
Sistema Direto – Todos os pontos de consumo de água são alimentados diretamente da rede pública.
Sistema Indireto – Os pontos de consumo de água são alimentados através de um reservatório superior (caixa de água). Esse reservatório é alimentado ou pela rede pública, ou através de um reservatório inferior por meio de bomba de recalque.
Sistema Misto – No sistema misto os pontos de consumo de água são alimentados parte pelo reservatório (caixa de água) e outra parte diretamente pela rede pública.
Consiste na instalação de prumada, colunas, tubulações, conexões e acessórios hidráulicos com a finalidade de receber as águas servidas (esgoto), utilizadas nos apartamentos, ou edificação como: esgoto, tanque, banheiros, etc. – e conectá-las na rede pública de esgoto.
As instalações da rede de esgoto podem ser realizadas com tubulações de PVC branco.
• Canalização primária – aquela em que há acesso dos gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.
• Canalização secundária – é aquela que é protegida de gases por desconector.
• Ramal de descarga é a canalização que recebe diretamente os efluentes dos aparelhos sanitários.
• Ramal de esgoto – recebe os efluentes dos ramais de descarga.
• Tubo de queda (TQ) para o caso de construções com mais de um pavimento, é canalização vertical que recebe os efluentes dos ramais de esgoto.
• Caixa de gordura (CG) – é a caixa coletora de gorduras
• Raio seco (RS) – Caixa dotada de grelha na parte superior, destinada a receber águas de lavagem de pisos ou de chuveiros.
• Raio sifonado ou caixa sifonada (CS) recebe águas de lavagens de pisos e efluentes de aparelhos sanitários, exceto de bacias sanitárias (vasos).
• Caixa de passagem (CP) ou caixa de inspeção (CI) – caixa destinada a permitir a inspeção e desobstruções de canalizações.
• Coluna de ventilação (CV) – tubo ventilador de diâmetro de 75 ou 100 mm que se desenvolve através de pavimento e cuja extremidade superior é aberta á atmosfera.
• Prolongado até aproximadamente 30 cm acima da cobertura, longe de qualquer vão de ventilação (porta ou janela).